Atrativos Naturais

PRAIA DO GUARAÚ

 

Praia mais próxima da pousada é uma das mais limpas e preservadas do litoral sul do estado de São Paulo. A praia possui cerca de 1,8 km e uma linda paisagem cercada pelos picos da Serra do Itatins ao fundo, restinga e mata atlântica. Não fica muito cheia como as praias convencionais.
Em sua extremidade esquerda (você de frente para o mar) existe um costão rochoso, que dá uma bela visão da praia, do nascer do sol e do nascer da lua cheia no mar, na outra extremidade está a foz do Rio Guaraú, um belo encontro do rio com o Oceano Atlântico.

RIO GUARAÚ 

 

No final da praia do Guaraú temos a foz do rio do mesmo nome. Este rio nasce na Serra da Juréia e serpenteia  a mata e até chegar no Oceano Atlântico. É possível se banhar na parte calma e protegida por pedras, formando uma grande piscina, ideal para as crianças e na parte mais funda é possível pescar, fazer passeio de caiaque, stand-up paddle e de barco subindo o rio para contemplação da mata preservada e sua fauna, como aves raras, tartarugas marinhas, jacarés, lontras entre outros.

PASSARELA DO BALÇA 

 

Esta ponte ou passarela de madeira foi construída pelos moradores locais para cortar caminho pelo manguezal até a praia. Atualmente é uma atração turística no Guaraú.
A passarela possui extensão de 100 metros e passa por cima do canal e do manguezal. Caminhando por ela é possível observar um ecossistema singular e seus animais como os caranguejos, saracuras, garças, biguás e diversas outras espécies. Além, claro, da linda paisagem do entorno.
A passarela acaba em uma trilha na restinga e em cerca de 5 minutos você chega no meio da Praia do Guaraú.

CORREDEIRAS DO PEREQUÊ

As corredeiras do Perequê são formadas pelo rio de mesmo nome (Rio Perequê) que nasce na serra. Em seu percurso o rio passa por dentro da Mata Atlântica preservada e forma diversas piscinas naturais de águas límpidas, ideais para banho, em alguns trechos a profundidade pode passar de 1,5 metros e em outros pode ser bem rasa (basta observar o fundo de areia e cascalho).
O primeiro poço fica ao lado de um restaurante onde os banhistas gostam de se atirar na água usando uma corda amarrada em uma grande árvore. Os demais poços são acessíveis por trilha na mata, passando ao lado de algumas casas de antigos moradores.

PRAINHA

Uma das vistas mais bela da região, da prainha podemos ver a cidade de Peruíbe e a Juréia. A prainha tem visual exótico com pedras gigantes, costão rochoso e também é cercada pela Mata Atlântica.
Costuma ser mais vazia que as outras praias e é muito frequentada por pescadores que praticam a atividade nas grandes rochas que adentram ao mar no canto da praia.
O acesso a essas rochas é pela praia e depois por uma trilha. De lá pode-se ver também as ruínas de uma antiga construção, chamada de Castelinho, lugar com diversas histórias e lendas.

BARRA DO UNA

A praia da Barra do Una possui dois quilômetros de extensão e sua faixa de areia é uma das mais lindas e intocada da região. Cercada de verde, pequenas dunas de areia fofa e águas limpas.
Neste paraíso ecológico isolado existe apenas uma pequena vila de pescadores e é uma das poucas praias do Brasil que ainda possui trechos intocados do ecossistema da restinga, que abriga espécies endêmicas da fauna e flora.
A praia faz limite com o Rio Una do Prelado e com os morros da Estação Ecológica Juréia-Itatins onde o acesso é proibido por ser uma área totalmente preservada e selvagem.

CACHOEIRA DO PARAÍSO

A cachoeira do Paraíso localiza-se dentro do Parque Estadual do Itinguçú, é uma das mais famosas e visitadas da região.
A cachoeira desce por uma pequena queda e forma uma piscina natural (rasa nas bordas e funda no meio). Excelente para um banho refrescante e tranquilo de águas transparentes.
Pedras gigantes cercam a cachoeira dando um visual lindo e exuberante. Por onde a cachoeira desce formou-se um tobogã natural, mas atualmente não é permitido escorregar por ele afim de evitar acidentes.

NASCER DO SOL NO COSTÃO ROCHOSO

Ver o sol nascer na praia é sempre bonito, mas numa praia selvagem e deserta é muito mais bonito.
O melhor ponto para este espetáculo é no costão rochoso, ao chegar na Praia do Guaraú siga para esquerda até as rochas no fim da areia e suba um pouco pelas pedras para ter uma melhor visão (cuidado com as partes escorregadias com limo e água escorrendo – siga pelas partes secas e leve lanterna).

NASCER DA LUA CHEIA NA PRAIA DO GUARAÚ

A praia do Guaraú possui em seu trecho final pouca iluminação para evitar interferência no ecossistema. Por isto, o céu fica mais escuro e melhor para se ver as estrelas, constelações e os demais astros celestes.
O nascer da lua é um espetáculo a parte, nasce gigante rente a linha do oceano e sobe no céu alaranjada até se tornar uma grande “bola branca” e reluzente.
Vale muito a pena ver! Incrível experiência, você nunca mais vai olhar a lua do mesmo jeito.

 ILHA DO GUARAÚ

Passeio de barco (com duração média de 2 horas no total) até a Ilha do Guaraú ou Ilha do Abrigo que fica a três quilômetros da costa. Parada para banho em área abrigada e com águas calmas e cristalinas.
O local também possui abundante fauna de peixes, corais, aves marinhas e tartarugas-marinhas.
Por estar em uma área de preservação um monitor ambiental recebe os visitantes e fica a disposição para orientações e fiscalizações.
Para os mais aventureiros, existem algumas trilhas para o interior da ilha até o antigo farol desativado.
(somente sob orientação do monitor local para uma melhor segurança e lazer).

 PRAIA DO ARPOADOR

A praia do arpoador é um paraíso isolado em meio à natureza selvagem. O visual é lindo e totalmente diferente: praia, montanhas ao fundo, rochas e Mata Atlântica exuberante. A praia tem areia e águas claras, além de uma refrescante corredeira onde é possível se banhar numa piscina natural.
O local também possui abundante fauna de peixes, corais, aves marinhas e tartarugas. Por estar em uma área de preservação um monitor ambiental recebe os visitantes e fica a disposição para orientações e fiscalizações.

 

PASSEIO DE BARCO NO RIO GUARAÚ

O Rio Guaraú limita a Praia do Guaraú com a Praia do Guarauzinho. Possui oito quilômetros de extensão num percurso serpenteante que vem da mata preservada e densa. Sua água fica com um tom esverdeado em dias de sol e céu azul.
Passeando pela margem do rio observamos sua rica fauna e flora em áreas de restinga, manguezal e Mata Atlântica densa. Um dos animais que podemos ver são as tartarugas-marinhas que adentram a foz do rio.

 

PRAIAS SELVAGENS
(BARRA DO UNA, CARAMBORÊ E DESERTINHA)

Distante cerca de dezoito quilômetros do bairro do Guaraú existe uma sucessão de praias isoladas e selvagens em meio as serras da Juréia. É possível ver a natureza em seus primórdios e os diversos ecossistemas costeiros como dunas, manguezais e restingas, todos dentro do bioma da Mata Atlântica.
Este é feito com o auxilio de um veículo 4x4 para passar um dia inesquecível em praias como você nunca viu antes.

 

 

icon-local Rua do Telégrafo, 1134 – Guaraú – Peruíbe / SP – Brasil

icon-email bioventura@bioventura.com.br

icon-fone +55 (13) 3457.9130
icon-whats+55 (11) 96647.2082

Redes Sociais